quarta-feira, 20 de abril de 2011

AOS PASTORES DESAVISADOS


As ovelhas estão por aí perdidas sem o cuidado amoroso, genuíno, verdadeiro, autêntico de um pastor. Perdidas em seus pastos, perdidas em seu recanto de direção, perdidas e sendo presas fáceis dos lobos que se vestem em pele de ovelha. Ovelhas feridas, ovelhas desgarradas, ovelhas num precipício. Ovelhas solitárias, ovelhas incompreendidas, ovelhas decepcionadas. Ovelhas enfraquecidas, ovelhas sem razão para viver, ovelhas maltratadas e esquecidas. Só mais uma "ovelhinha" no meio das milhares de ovelhas.
Entretanto Deus está olhando suas ovelhas e deixou um aviso, e aos desavisados ou que se fazem de desentendidos, segue o alerta:
"Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de * . . . que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho. Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade. Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum, e, quando foram dispersas, elas se tornaram comida de todos os animais selvagens. As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas. Elas foram dispersas por toda a terra, e ninguém se preocupou com elas nem as procurou. *Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que visto que o meu rebanho ficou sem pastor, foi saqueado e se tornou comida de todos os animais selvagens, e uma vez que os meus pastores não se preocuparam com o meu rebanho, mas cuidaram de si mesmos em vez de cuidarem do rebanho, *ouçam a palavra do Senhor, ó pastores: Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho. Eu lhes tirarei a função de apascentar o rebanho para que os pastores não mais se alimentem a si mesmos. Livrarei o meu rebanho da boca deles, e ele não lhes servirá mais de comida. (Ez 34:2-10 - NVI)
Se a carapuça serviu...

Denn

*Reticências e negrito do autor