terça-feira, 21 de julho de 2009

Quem de fato é JESUS CRISTO? PARTE I


Graça e Paz,


Você deve ter aprendido, lido, ouvido falar que, Jesus Cristo é o profeta, o Filho de Deus, nascido de Maria por obra do Espírito Santo, é a Segunda Pessoa da Trindade, é o Salvador, é o Senhor, é o Rei dos judeus, é o Alfa e o Ômega (Princípio e Fim), é o Mestre (Rabi), é em suma: DEUS.

Tudo isso descrito acima é verdade em relação à Cristo. Contudo quero levar você leitor(a), à Pessoa de Cristo. Lembre-se sempre disto: JESUS CRISTO É A PALAVRA ENCARNADA! Como assim? Ele é a Palavra de Deus na prática. Ele é o Centro da Palavra. Tudo o que está na Escritura (Antigo Testamento e Novo Testamento) está falando de Cristo, do anúncio da sua vinda, da sua vida aqui, seu Ministério público e pessoal, e de seu retorno para julgar a todos!

Vamos a uma análise profunda nas Escrituras:


Antigo Testamento (Livros da Bíblia divididos em 4 partes principais)

LEI - Fundamento da chegada de Cristo

HISTÓRIA - Preparação para a chegada de Cristo

POESIA - Anelo, anseio pela chegada de Cristo

PROFECIA - Certeza da chegada de Cristo


Novo Testamento (Livros da Bíblia divididos em 4 partes principais)

EVANGELHOS - Manifestação de Cristo

ATOS - Propagação, divulgação de Cristo

EPÍSTOLAS (CARTAS) - Interpretação e aplicação de Cristo

APOCALIPSE (REVELAÇÃO) - Consumado, completo em Cristo


Ao estudar-se isto, deve-se entender que, não se é a "bola da vez". Não se é o motivo principal do Evangelho. O ser humano não está no centro e muito menos no controle das coisas. Todas as coisas não foram escritas e criadas para sua própria glória e seu bel prazer. Por isso que, o EVANGELHO DA VERDADE é CRISTOCÊNTRICO (Cristo no Centro de tudo, de todas as coisas)! A Palavra da Verdade relata sobre a divindade, o poder e a pessoa de Cristo no Evangelho Segundo João capítulo 1, versículo 1: "No princípio era o Verbo (Cristo) , e o Verbo (Cristo) estava com Deus, e o Verbo (Cristo) era Deus". O termo "verbo" (em grego logos = palavra = pessoa) designa Deus, o Filho, referindo-se a sua divindade. Quando se fala "No princípio era o Verbo", não está se falando exatamente do tempo que vivemos, mas na eternidade do Verbo. Deus (Cristo) está acima da sua criação (ou seja, na eternidade, tempo e espaço). Cristo não passou a existir a partir de seu nascimento aqui na Terra. Ele é eterno!

Segundo, "e o Verbo estava com Deus". Vimos aqui um adjunto adverbial de companhia. Deus Pai, Deus Filho (Cristo) e Deus Espírito Santo juntos. Terceiro, "e o Verbo era Deus". Nessa parte vemos que, o predicativo (qualidade do sujeito) é Deus. Então sendo Deus, vê-se claramente a divindade do Verbo (Jesus Cristo)!

Conclui-se até aqui que Cristo Jesus é a Palavra da Verdade encarnada!


Até nosso próximo encontro


Deus o ilumine para compreender na Luz do seu Espírito Santo a Palavra da Verdade.


Denn

Servo do Senhor Jesus Cristo chamado para proclamação do Evangelho da Verdade

(E ai de mim se não pregar)