segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A NOVA IGREJA



Comemorou-se 492 anos de reforma protestante nesse dia 31 de outubro. Ouve-se comentários a respeito de uma nova reforma na igreja. Em alguns livros teológicos e apologéticos fala-se sobre a "semper reformanda", ou seja, sempre em reforma. Pergunto diante de tantos ventos de doutrinas e tanta "asneira evangélica", tantos desvios da Verdade, há o que comemorar? Para nós protestantes, discípulos de Cristo, a reforma é motivo de muita alegria, sim. E para os atuais "evangélicos", não sei, diante de tudo que citei acima.


A conformidade com o presente século, a adaptação da nova igreja ao mundo, a facilidade de mercadejar a Palavra, a oferta da solução dos problemas instantaneamente, os "sermões fabricados", as denominações reinventadas (o que deu certo em uma, na outra funcionou e deu resultado, fórmulas que foram sucesso eclesiástico, aliás, ultimamente tudo é cópia), cria-se a denominação "X", com ênfase em alguma coisa: cura, libertação, prosperidade (chavões) que são o chamariz dos futuros membros. As pessoas como estão na corrida pela "bença", desesperadas para ganhar dinheiro fácil, se tornarem prósperas do dia para a noite, serem curadas a todo custo, se casarem, e uma infinidade de desejos, aceitam tudo facilmente sem questionamentos, se de fato o que é dito é Verdade, se Deus disse, se é Palavra de Deus mesmo, interpretada e exposta segundo a Vontade Divina e não para satisfação pessoal, usando para isso a Bíblia!


Essa nova igreja (do século XXI) está se perdendo na sua caminhada em direção a satisfação do homem. Os interesses próprios estão em primeiro lugar! É a inversão do que a Palavra da Verdade diz em relação a buscar o Reino e a justiça de Deus primeiro. Nessa nova igreja, primeiro busca-se as demais coisas para acabar com a ansiedade na vida, com o desejo de consumo. E claro, barganhando com o Rei para receber "sete vezes mais"!


Como anda a igreja evangélica brasileira? Há necessidade de reforma? Com toda e plena certeza! A hora que houver uma liderança que busque a Deus de fato e de verdade para fazer Sua e Única Vontade, que não cobrem ingressos para congressos de "avivamento", que não bajulem e sejam bajulados, a hora que acabar a farsa dessa "corja" de pastores "10" do Brasil, a hora que esses líderes e seus liderados olharem para si mesmos e olharem para os verdadeiros discípulos e protestantes, que amaram a Deus acima de suas próprias vidas e amaram a Palavra da Verdade, que sofreram, a hora que pararem de ganhar muito dinheiro para realizarem seus mega projetos, enquanto muitos missionários estão nos campos sofrendo por amor a Cristo, a hora que esse movimento neopentecostal se voltar para o cristocentrismo, nessa hora creio que estará começando uma reforma na atual igreja.


Graças a Deus pela sua soberania em todos os tempos, por sua Palavra e pelos líderes que me ensinaram e me ensinam sobre a nova vida em Cristo, como seu discípulo, obedecendo Sua Vontade em primeiro lugar! Graças a Deus pela vida de Lutero e de Calvino e dos líderes que seguiram seus passos em Cristo. Infelizmente não posso dizer o mesmo em relação a liderança dessa nova igreja que está imergindo nesse século. (Claro, deve haver nesse meio as exceções e a esses, minha gratidão a Deus por sua coragem de viver o Evangelho da Verdade!).


Peço a Deus que abra os olhos daqueles que estão se enganando ensinando outro evangelho. Aos enganados que Deus abra seus olhos para que não venham daqui a algum tempo protestar no cartório! O SENHOR está a espera de homens e mulheres de Deus, verdadeiros protestantes, reformados diariamente pela Sua Palavra da Verdade, que como discípulos sejam bons conhecedores, bons praticantes e bons expositores da Escritura Sagrada!

SOLI DEO GLORIA

Denn

servo de Cristo, em Cristo, com Cristo e para Cristo