quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Deus soberano e a decisão humana


Se há uma coisa que jamais conseguiremos entender, compreender é a linha que divide a soberania de Deus sobre a vida e a responsabilidade humana quanto aos seus atos.
Deus preparou as boas obras de antemão para que andássemos nelas, contudo criou também o mal. Deus domina sobre todas as coisas e a vida de cada ser humano foi escrita e determinada por Ele. O homem, porém, tem escolhas na vida e decisões que permeiam sua vida. A todo instante está tendo que decidir o que fazer, e se não fizer, já fez uma escolha!
Há na vida a tentação aguçada pela cobiça, desejo e apresentada pelo tentador (diabo) como algo bom, prazeroso. Há também a provação, que vem de Deus, para testar nossa fé e obediência a Ele em momentos difíceis, de lutas, tribulações, perdas e incertezas.
Passamos por dias bons e dias maus. Dias de comemorações e dias de tristezas. Dias de vitórias de dias de derrotas. Dias de otimismo e dias de ânimo dobre. Ao mesmo tempo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, a impressão que se tem é que esse "bem" nem sempre é realizado e realidade em nossa vida. O que havemos de dizer quanto a esse dilema da soberania de Deus e a vontade e responsabilidade humana?
Analisando profundamente essa questão, não somos marionetes, nem fantoches nas mãos de Deus, contudo aqueles que receberam a Graça da Salvação em Cristo também não tem domínio sobre suas próprias vidas, pois entregaram sua vontade a Deus em obediência! Nossa jornada na terra é de decisões, e a melhor decisão é sair da escravidão do pecado, da vontade egoísta, da morte eterna para a vida eterna, sendo servo de Cristo, vivendo na divina vontade e tendo o bem como recompensa. Mas que bem? O meu, o seu ou o de Deus? O bem que a palavra fala nem sempre é bom aqui. Então Deus preparou bem maior para aqueles que o amam, não nessa terra:
"Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam". (I Co 2.9)
Não entregue a Deus seus problemas. Entregue a Deus sua vida inteira, agrade-se dele e descanse nele, pois Ele sabe melhor que você o que fazer!

Denn
servo de Cristo Jesus