sexta-feira, 1 de abril de 2011

DECEPCIONADOS


Os dias têm sido relativamente difíceis para a grande maioria das pessoas. Para algumas que se sentem fracassadas, derrotadas, impossibilitadas de uma situação financeira melhor, a é o caminho para o equilíbrio econômico, familiar, físico e espiritual. A religião ou a igreja são fugas para a melhoria da qualidade de vida, ainda mais em tempos de teologia da prosperidade (seja qual for a forma apresentada como chamariz para as bençãos). Sendo o novo crente (emergente) satisfeito com a oferta, assim como um cliente nas "igrejas-empresas", continuará a participar daquela comunidade eclesiástica e deixando ali o resultado ($$) de suas bençãos, o que por sua vez alegra os líderes. Contudo se esse novo crente não é atendido muda para outra que oferece algo melhor ou satisfaz a sua clientela, membresia. O caso chega até ao tribunal de justiça quando a promessa de dar e receber X vezes mais não é confirmada na parte do acordo entre líder e o atual crente.
Por que o número de pessoas decepcionadas com a igreja, sua liderança e outros crentes têm aumentado cada dia mais? Por que muitos transferem a culpa para Deus por causa de tantas decepções? Por que muitos têm se tornado ateus e outros estão na classe dos "sem-igreja"?
As respostas não são tão simples e provavelmente sejam subjetivas. Entretanto, como já expus acima, uma das conclusões dessa infeliz situação no meio evangélico é que muitos estão somente atrás de bençãos materiais e satisfação própria. Nesse meio não existe corpo de Cristo, unido em amor, caminhando sem falsidade e egoísmo. Existe uma reunião de pessoas desajustadas, desesperadas para vencer na vida e em torno de um líder que têm disparado loucamente palavras que não trazem aquilo que Deus quer dizer a cada uma delas, mas aquilo que ele mesmo vê como benefício para todos eles. Outra causa é a falta de compromisso com o próximo. Hoje vê-se crentes picaretas, crentes sem palavra, crentes sem escrúpulos, crentes sem vergonha, crentes que só olham para seu próprio umbigo. Crentes que só querem as bençãos de Deus para si mesmos!
O problema é mais sério do que se imagina. Alguns líderes televisivos têm conseguido distrair as pessoas com suas barbaridades e promessas de prosperidade. As pessoas por sua vez estão se entregando ao deus mamon. Quando todos se dispuserem a buscar a Deus em Cristo e olhando para Ele, vivendo como Ele e se entregando totalmente a Ele, então será outra conversa. Cristo é amor, misericórdia e sua Graça é o motivo de nos manter vivos, pois Ele sim é que tem todo o direito de ficar decepcionado com todos que estão correndo somente atrás das coisas terrenas. Correndo atrás do vento...

Denn