segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CONHECIMENTO DE CAUSA


É comum do ser humano criticar as coisas, as pessoas, antes mesmo de analisar profundamente e minuciosamente o assunto ou pessoa em questão. Sem a avaliação pessoal não há como tirar uma conclusão, mesmo porque essa se torna precipitada sem fatos e comprovação exata do que realmente é. Contudo não é bem assim que estamos acostumados. Nossa cultura crítica sem inteligência e conhecimento de causa faz de cada indivíduo um juíz para a vida do outro. Se o homem conseguisse, antes de abrir a boca para falar mal, refletir, ponderar, e até mesmo se colocar no lugar do criticado, talvez enxergaria melhor a situação e refrearia seu comentário. Muitos falam mal do governo em todas as suas facetas, falam mal do patrão, do empregado, do emprego, da esposa, do marido, dos filhos, dos pais, do líder na igreja, do pastor, do bispo, do vizinho, do cachorro, do irmão, da irmã, do professor, do aluno, e por aí vai uma enorme lista! Agora existem outros que falam mal de Deus. Querem que Deus seja aquilo que desejam, que faça o que querem, que seja servo do homem. Outros se colocam no lugar de Deus julgando ao mundo todo sem sequer tirar a trave que está no olho! Se você realmente pudesse (não pode, mas por um instante imagine, não é pecado!) se colocar no lugar de Deus e olhar com seus olhos, observar como Ele observa a humanidade, toda a sua criação, todas as coisas, contemplar as coisas como realmente são, qual seria sua reação ao ver tudo isso?


Portanto, antes de querer falar de algum assunto e criticar, pré-julgar, defender, acusar, você, eu, devemos repensar e refrear a língua para não pecarmos contra Deus e contra as pessoas. O provérbio já nos ensina que um tolo é tido como sábio quando está calado.


O que nos torna sensatos, sábios e inteligentes é nossa forma de vida em Cristo, tendo a mente de Cristo, pois só com o Espírito Santo vamos aprender a amar de verdade, com graça e misericórdia, assumindo nessa caminhada a nova vida em Cristo com o fruto do Espírito, deixando as bagagens com a velha natureza. Mas não pense que você vai deixar tudo de uma vez e será super-santo, nossa vida em Cristo é um processo de transformação. Tiago alerta para refrear a língua, mas será que você tem conseguido sempre?




Denn


servo de Cristo procurando refrear a língua